segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Culto Familiar


Por: Pr. Elieser Vargas ( Departamental de Lar e Família ANP)


“À tarde , pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55.17


A realização do Culto Familiar pode mudar radicalmente a estrutura do sistema familiar. Uma família que antes só se preocupava em adquirir coisas, ou em ficar mais culta ou mais conhecida, agora passa a se preocupar com o que vem depois desta vida, e coloca Deus em primeiro lugar. E isto muda todo o “clima” da casa.


Foi Jesus mesmo quem prometeu que se buscarmos em primeiro lugar o Seu reino e Sua justiça, “todas as outras coisas” nos “serão acrescentadas”. Mat. 6:33. A simples busca por “todas as outras coisas” pode trazer uma inquietação interior que tende a enfraquecer os relacionamentos familiares, simplesmente porque vai faltar tempo para estes relacionamentos.


Mas a busca pelo Reino de Deus, produz paz, saúde e alegria, mesmo quando as coisas aqui deste lado não vão lá tão bem... isto porque a gente sabe que estas coisas daqui não vão durar para sempre – no máximo 80 ou 90 anos, como diz o salmista.


Existem realidades eternas, duráveis, às quais vale a pena buscar, porque vamos passar nelas a maior e melhor parte da vida – toda a eternidade!! Buscar em primeiro lugar o reino de Deus nos faz ver as coisas na sua verdadeira perspectiva.


Então, sair de casa correndo pela manhã, sem ter unido a família ao trono de Deus é uma tola inversão de valores. A noite dormir sem reunir a família e buscar a presença de Deus, é trocar o eterno pelo passageiro, a realidade pela fantasia, e o durável pelo transitório! Os filhos precisam saber quais são nossas prioridades. Eles descobrem isso não pelo nosso discurso, mas ao observar nossas atitudes.


Está difícil achar um horário onde toda a família vai se reunir para o culto familiar, sentem juntos, conversem sobre o assunto, e encontrem um tempo para que o Deus seja prioridade na sua casa.


E você já pensou no que é, afinal, a coisa mais importante para você? É o estudo, o lazer, o trabalho ou o salário? Se são estas outras coisas que determinam a sua agenda, Deus não pode ocupar o primeiro lugar.


E os filhos percebem... e aprendem que Deus deve ser buscado apenas se sobra tempo. E Satanás vai dar um jeito para que o tempo não sobre. E aí, nunca sobra mesmo, e a vida se torna em uma loucura! E viva a correria, até que a morte aquieta tudo – e aí o tempo sobra – mas então já é tarde!


Diálogo do Casal:


1. Você faz o culto com a família diariamente apenas quando sobra tempo ou age para que o tempo sobre?

2. Quando Jesus voltar você acha que as desculpas que as pessoas apresentam para não fazer o Culto Familiar vão ter sentido?

3.Conseguimos realizar o culto familiar todos os dias ou quase todos os dias.

4. Se não estamos realizando o culto regularmente, o que podemos fazer para reunir a família diante do altar de Deus?

Palavra do Senhor para o casal:

“O mais agradável símbolo do Céu é um lar presidido pelo Espírito do Senhor. Se a vontade de Deus for cumprida, o marido e a esposa se respeitarão mutuamente e cultivarão amor e confiança” (Fundamentos do Lar Cristão, 8).
.

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso e motivador!!! Q todos q lerem possam colocar em prática esses valores!!!

    Thalita Mirkiewiecz Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos ao seu comentário Thalita, a família realmente é a base, por isso esses valores como mencionou são fundamentais. Deus a abençõe juntamente como toda sua família.

    ResponderExcluir