quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Música Adventista - Falta prudência e bom senso


Por Wesley Jr.


Para iniciar a dissertação sobre o referido tema, segue partes de textos vinculados a internet:

Em entrevista, concedida a Revista Adventista, Pr. Erton Köeler fala a respeito do documento sobre música, que foi votado pela Divisão Sul-Americana:
“ Sem dúvida, precisa ser usado com humildade e oração... “
Leia mais: http://www.musicaeadoracao.com.br/entrevistas/parametros_musica.htm


Música - Orar é Tudo?
A segunda crítica que faço à resposta do “ajoelhe-se e ore” é que ela é incompleta, ineficaz, dúbia - Malton Lindquist
Leia mais: http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/musica_orar.htm


Demônio Recomenda Hino Adventista - irmão em Cristo, RB
Leia mais: http://www.adventistas.com/marco2002/musica_gravacao.htm


Não Existe Música Santa. Música é Música! - Flávio Santos
Leia mais: http://www.flaviosantos.com.br/artigos.html


Ellen White Era Contra a Bateria na Música Sacra? - André Reis
Em 1877 Tiago White e John Loughborough experimentaram resistência quando tentaram incluir um órgão numa campal na Califórnia." (p. 5) André Reis
(Nota: Trecho retirado do texto intitulado: Ellen White Era Contra a Bateria na Música Sacra? - André Reis)
Leia mais: http://www.adventismorelevante.com/2009/05/ellen-white-era-contra-bateria.html


A Bíblia ou Espírito de Profecia Proíbem a Bateria?
“Como notamos a Bíblia não proíbe o uso de bateria, pois no templo, havia instrumentos de percussão. “ PR. YURI RAVEM
Leia mais: http://www.comunidadeadventista.com/2008/12/bateria-como-instrumento-musical.html


Nota: Recomendo encarecidamente que leiam na integra as matérias mencionadas acima, afim de que não sejam interpretadas de forma apressada e errônea o conteúdo das mesmas, bem como a opinião de seus respectivos autores.


Como puderam ver, essas são apenas algumas das muitas frases e questões encontradas em textos vinculados a internet; o que não é privilégio apenas da mesma, pois isso também ocorre em revistas, livros, debates nas igrejas e sermões ao púlpito, sobre o assunto música adventista. Sem dúvida, esse é um dos temas mais polêmicos de nossa igreja, por isso, já de antemão, deixo claro que não é de meu intento, dar por encerrada a discussão de forma a ditar uma verdade absoluta sobre o assunto; apenas expor algo que no cotidiano prático vejo em grande falta:

“...que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência...” Efésios 1:8
“...O bom senso é coisa excelente no culto do Senhor.” (EV., pág. 505).

Conservadores e liberais tem-se valido de gosto pessoal, cultural, conceitos acadêmicos musicais, interpretações de artigos de Ellen White e até mesmo bíblicos para ditar e impor de forma extremista, como a música deve ser tratada e executada na igreja.
Partindo do princípio prudência e bom senso, a música certa é aquela que é cantada ou tocada no lugar certo, na hora certa ao público certo.
Seria grande a ingenuidade de minha parte presumir que apenas esse conceito colocaria um ponto final as encaloradas discussões entre os conservadores e liberais sobre a forma como a música deva ser tratada na igreja, entretanto, se de ambas as partes, bem como das direções músicas e dos músicos, houvesse uma dose redobrada de prudência e bom senso, muitas das situações e discussões seriam evitadas ou minimizadas, valendo assim o objetivo maior da música que é a adoração ao nosso Deus e a pregação da palavra.
A pluralidade na forma como os conselhos e normas sobre música são praticados na igreja, são bem interessantes. Haja vista que, em algumas, é bem aceito pela direção e membros, fazer uso quase indiscriminado de instrumentos e ritmos, já em outras permite-se apenas piano ou canto à capela, algo que é comum ocorrer mesmo entre igrejas de uma mesma região ou cidade. Isso denota ou não um enredo de grande falta de prudência e bom senso?
Para explicar melhor, vejamos alguns exemplos do cotidiano musical:

-Da parte dos músicos

* Cantar ou tocar música, com ritmo e percussão mais acentuado, no momento do culto divino, santa ceia ou em igrejas que tenham em sua maioria membros conservadores.
* Fazer uso apenas do gosto pessoal para escolha de músicas a ser cantadas ou gravadas.
* Cantar apenas músicas à capela ou tradicionais em todos os momentos e programações da igreja.
*Portar-se como “artista” e não tão somente como um instrumento usado por Deus.

A música tem por um dos seu nobres objetivos levar as pessoas aos pé de Cristo, mas, se essa ferir, chocar ou não tocar o coração, seja por um extremo ou outro na execução da mesma, de nada servirá.
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm...” I Coríntios 6:12


- Da parte da direção e membros

* Proibir a venda de Cds de músicos adventistas nas dependências da igreja, chegando ao ponto de citar que se quisessem deveriam fazê-lo no outro lado da rua no porta malas do carro.
* Restringir a quantidades de músicas nos cultos de sábado de manhã para uma na escola sabatina e outra no culto.
* Exigir apenas o canto de músicas sem nenhum tipo de percussão ou mesmo somente à capela.
* Fazer uma avaliação prévia, pouco, antes do músico se apresentar, dos play backs, cabelo, vestuário, maquiagem, entre outros... na intenção de aprovar o músico ou a música a ser cantada.


O zelo com as coisas de Deus é realmente necessário e importante, entretanto, de que adiantará todo o zelo se o mesmo o levar a humilhar, constranger e magoar outro irmão?
O mesmo zelo, amor e cuidado dispensados a Deus de igual modo deve ser dado ao seu irmão.
“Jesus lhe respondeu: “O maior mandamento é este: amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” E continuou: “o segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo” Mat. 22:37 a 39

Conclusão

Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria. Provérbios 8:5

Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam coisas árduas da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança. 1 Samuel 2:3

Portanto quer você seja liberal ou conservador, tenha sempre prudência e bom senso em tudo o que fizer, e que Deus nos dê a sabedoria do céu no trato uns com os outros, seja no assunto música ou qualquer outro concernente a Sua adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário