quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Político não significa política


Política, ciência do governo das nações, arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados, assunto comentado e discutido mas, ainda assim, muito controverso e mal entendido.
Segundo o dicionário Priberam de Língua Portuguesa um dos significados para político são:
  • Cortês: pessoa bem educada, fina.
  • Maquiavélico: pessoa em que predomina a astúcia, a má-fé e o oportunismo. Pérfido, ardiloso, velhaco.
Apesar de ilustrar, o quanto esse tema é polêmico, através dessas definições controversas para político, a política em si deve ser analisada de outra forma.
Temos a tendência de concluir que a política é algo ruim, atribuindo a ela uma conotação até mesmo pejorativa, por englobarmos política e político em uma só definição. A política é a ciência; político é o indivíduo que se faz valer dessa ciência, para o bem ou para o mal.
A política está, e sempre esteve presente na vida de todo ser humano, querendo ele ou não, se apercebendo disso ou não. Podemos encontrar o uso da política desde o início de nossa existência, basta ler o relato sagrado onde consta o diálogo entre a serpente e a mulher. (Gên. 3:1-5)
Até mesmo Jesus valeu-se dessa ciência enquanto aqui viveu ao dizer a celebre frase: “ Dai a Cesar o que é de Cesar, dai a Deus o que é de Deus”(Mateus 22:21). Em realidade a bíblia está repleta de referências que dizem respeito a esse tema, e por que não dizer aprovando o bom uso da mesma, como podemos constatar em Romanos 13:1, Tito 3:1 1 Pedro 2:14.
Portanto, podemos nos envolver em política ou sermos envolvidos por ela, o fato é que essa ciência está intimamente relacionada a nossa natureza, o uso que fazemos dela como candidato ou eleitor é que determina se ela será boa ou ruim.
Faltam pouco mais de três dias para elegermos os cargos mais importantes de nossa nação, que possamos receber a orientação divina para votarmos com sabedoria e que Deus abençoe os futuros líderes de nosso país.

Por Wesley Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário